Pular para o conteúdo principal

O Direito de Morrer em Paz - Parte 4 de 6


Olá caro visitante do Blog,

Segue a sequencia do texto da Dona Fátima Giron.

Namastê a você, muita luz, amor e alegria na sua caminhada.

Lucas Selbach e Família


O Direito de Morrer em Paz - Parte 4 de 6



"Amor e compaixão

O processo de morrer:

Nossa existência é determinada pelos elementos terra, água, fogo, ar e espaço. Por meio deles nosso corpo é formado e sustentado. Quando eles se dissolvem morremos.

O corpo é um sistema psicofísico que consiste numa rede dinâmica de canais sutis "ventos ou ar internos e essenciais". Conhecemos alguma coisa parecida nos meridianos e na energia chi da medicina chinesa e da acupuntura. Os mestres comparam o corpo humano a uma cidade sendo os canais as suas estradas, os ventos um cavalo e a mente o cavaleiro. Há 72 mil canais sutis no corpo. Três são os principais. 

O canal central corre paralelo à espinha e os canais esquerdo e direito correm de cada lado do primeiro. O direito e o esquerdo fazem uma espiral em torno do central, cruzando em certos pontos, formando uma série de nós. Ao longo do canal central situam-se alguns canais circulares, os chácaras ou centro de energia. Através destes canais fluem os ventos ou o ar interno. São cinco ventos raiz e cinco ventos secundários. Cada um dos ventos raiz dá suporte a um elemento e é responsável por uma função do corpo humano. Os ventos secundários dão suporte ao funcionamento dos sentidos.

As essências são contidas dentro dos canais. Há essências vermelhas e brancas. O principal centro da essência branca é topo da cabeça e o da vermelha é o umbigo. Quando os nós dos canais se soltam os ventos fluem para o canal central e a clara luz pode ser experimentada.

Com o corpo físico temos os agregados que compõe nossa existência mental e física. Constituem nossa experiência. São a base para o apego do ego e do sofrimento. São eles: forma, sentido, percepção, intelecto, consciência. Os cinco representam a estrutura constante da psicologia humana e do seu padrão de evolução. Estão também relacionados com diferentes bloqueios: espirituais, materiais e emocionais.

Quando morremos todos os componentes se dissolvem e se desintegram. Cada estágio da dissolução tem seu efeito físico e psicológico. Na pessoa que morre há sinais físicos externos e internos.
(...)"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal o que é ZEN??

 Muitos perguntam - e confundem o conceito fundamental do que é ZEN. Confira abaixo esse artigo da Wikipedia: Zen  é o nome  japonês  da tradição  Ch'an , que surgiu na  China  por volta do século VII. [ 1 ]  O Zen costuma ser associado ao  Budismo  do ramo  mahayana . [ 2 ]  Foi cultivado, inicialmente, na  China  onde recebeu influências taoistas [ 3 ]  e posteriormente migrou para o  Japão ,  Vietnã  e  Coreia . A prática básica do zen japonês é o  zazen  (literalmente, "meditar sentado"), tipo de  meditação  contemplativa que visa a levar o praticante à "experiência direta da realidade" através da observação da própria mente. [ 4 ] [ 5 ] Tal como o conhecemos hoje, ele só foi possível devido à forte influência que o Budismo na China sofreu do  taoismo . [ 6 ]  Para alguns estudiosos, o zen é uma síntese dessas duas correntes de pensamento (Budismo e Taoísmo). [ 7 ] O Zen enfatiza  autocontrole  rigoroso, a  prática da meditação , a percepção da  natureza da

Cante e espante seus males

 Uma boa forma de praticarmos a saúde e o bem estar é cantando. Aproveite essa música linda e cante! Divirta-se e glorifique sua própria existência. Mais uma adorável música, presente de Sam Garret. Curta, compartilhe e mostre para outras pessoas o poder da música e da voz! =) Se curtir as músicas do Sam, tem mais no itunes https://books.apple.com/us/author/sam-garrett/id362812716  

#wanitaxigo