Pular para o conteúdo principal

Mais sobre ZEN

 Zen é uma tradição espiritual japonesa com raízes na tradição Ch'an chinesa, que teve sua origem aproximadamente no século VII. Esta abordagem espiritual está tipicamente associada ao Budismo mahayana e teve seu início na China, onde foi influenciada pelo taoismo, antes de se espalhar para o Japão, Vietnã e Coreia. 

A prática central do Zen japonês é o zazen, que significa "meditar sentado", uma forma de meditação contemplativa projetada para conduzir o praticante à "experiência direta da realidade" por meio da observação da própria mente.

Quando pratiquei o ZaZen pela primeira vez, em um retiro de silêncio chamado 'Kyol Che' entendi a importância do silêncio no processo do desenvolvimento do autoconhecimento. O corpo totalmente imóvel nos permite acessar estados muito além dos triviais nas meditações em que não paramos.

O Zen como o conhecemos hoje evoluiu graças à influência substancial do taoismo no Budismo chinês. Para alguns acadêmicos, o Zen representa uma síntese dessas duas correntes de pensamento, combinando elementos do Budismo e do Taoismo.

Esta tradição enfatiza o autocontrole rigoroso, a prática da meditação, a compreensão da natureza da mente e da natureza das coisas, bem como a expressão pessoal dessa compreensão na vida cotidiana, principalmente para o benefício dos outros. 

Em contraste, o Zen não coloca ênfase apenas no estudo de sutras e doutrinas, preferindo a busca direta da verdade por meio da prática espiritual e da orientação de um professor ou mestre experiente.

Os ensinamentos do Zen são influenciados por várias fontes do pensamento mahayana, como Iogachara, os sūtras Tathāgatagarbha, o Laṅkāvatāra Sūtra e a escola Huayan, que destacam a natureza de Buda, a totalidade e o ideal Bodisatva. 

Além disso, a literatura prajñāpāramitā e o pensamento madhyamaka também tiveram um papel importante na formação da abordagem apofática e, às vezes, iconoclasta do Zen.

No Zen japonês, existem duas principais vertentes: soto e rinzai. Enquanto a escola soto enfatiza a meditação silenciosa, a escola rinzai faz amplo uso de koans, que são enigmas. Atualmente, o Zen é uma das tradições budistas mais conhecidas e difundidas no Ocidente, com contribuições significativas de popularizadores como Reginald Horace Blyth, D. T. Suzuki, Alan Watts e Philip Kapleau, que publicaram numerosos livros entre 1950 e 1975, contribuindo para o crescente interesse no Zen no Ocidente, além do reconhecimento proporcionado pelos poetas da geração beat.

E você, que experiência direta teve com o ZEN??

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal o que é ZEN??

 Muitos perguntam - e confundem o conceito fundamental do que é ZEN. Confira abaixo esse artigo da Wikipedia: Zen  é o nome  japonês  da tradição  Ch'an , que surgiu na  China  por volta do século VII. [ 1 ]  O Zen costuma ser associado ao  Budismo  do ramo  mahayana . [ 2 ]  Foi cultivado, inicialmente, na  China  onde recebeu influências taoistas [ 3 ]  e posteriormente migrou para o  Japão ,  Vietnã  e  Coreia . A prática básica do zen japonês é o  zazen  (literalmente, "meditar sentado"), tipo de  meditação  contemplativa que visa a levar o praticante à "experiência direta da realidade" através da observação da própria mente. [ 4 ] [ 5 ] Tal como o conhecemos hoje, ele só foi possível devido à forte influência que o Budismo na China sofreu do  taoismo . [ 6 ]  Para alguns estudiosos, o zen é uma síntese dessas duas correntes de pensamento (Budismo e Taoísmo). [ 7 ] O Zen enfatiza  autocontrole  rigoroso, a  prática da meditação , a percepção da  natureza da

Cante e espante seus males

 Uma boa forma de praticarmos a saúde e o bem estar é cantando. Aproveite essa música linda e cante! Divirta-se e glorifique sua própria existência. Mais uma adorável música, presente de Sam Garret. Curta, compartilhe e mostre para outras pessoas o poder da música e da voz! =) Se curtir as músicas do Sam, tem mais no itunes https://books.apple.com/us/author/sam-garrett/id362812716  

#wanitaxigo